This is the Tagline, edited under "Misc Content"

UNICEF, McDonald's® e Ronald McDonald House Charities® Unem-se Para Angariar Recursos para Crianças

PR Newswire
Jul 19, 2002

-- COM FOTO --

NOVA YORK, 19 de julho /PRNewswire-FirstCall/ -- A UNICEF e o McDonald's anunciaram hoje planos para se unirem na angariação de recursos em nome das crianças do mundo, como parte de uma nova iniciativa de angariação de fundos do McDonald's denominada "World Children's Day" (Dia Mundial das Crianças) que beneficiará a Ronald McDonald House Charities®(RMHC) (Obras de Beneficência da McDonald House) em âmbito mundial e os programas UNICEF em cerca de uma dúzia de países. A iniciativa foi anunciada por Jack Greenberg, Presidente do Conselho e CEO do McDonald's e Carol Bellamy, Diretora Executiva da UNICEF.

  (Foto:  http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20020719/CGF001
          http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/19990916/MCDLOGO)

O Dia Mundial das Crianças do McDonald's é uma importante iniciativa de angariação de fundos que será inaugurada em 20 de novembro de 2002. Naquele dia, os restaurantes McDonald's em 121 países estarão angariando fundos para organizações locais de crianças através de uma variedade de atividades e promoções desenvolvidas por cada restaurante. A UNICEF será uma beneficiária dos esforços do Dia Mundial das Crianças em países selecionados, incluindo os Estados Unidos, onde o McDonald's apoiará o renomado programa da UNICEF "Trick-or-Treat for UNICEF".

O dia 20 de novembro coincide com o aniversário da adoção da Convenção dos Direitos da Criança pelas Nações Unidas, que aconteceu em 20 de novembro de 1989.

"O valor deste programa para a UNICEF e para a Ronald McDonald House Charities vai além dos milhões de dólares que serão levantados para as crianças", disse o Sr. Greenberg, que se reuniu hoje com o Secretário das Nações Unidas, Kofi Annan, para falar sobre a iniciativa de angariação de fundos do McDonald. "Ele chama a atenção do mundo para as necessidades cada vez maiores das crianças e o papel que devemos exercer em influenciar uma mudança positiva para aperfeiçoar as vidas das crianças em todos os lugares".

"Estamos muito satisfeitos que o McDonald's esteja expandindo seu apoio para as crianças através do mundo todo", disse a Sra. Bellamy. "A oportunidade de distribuir as caixas em cor-de-laranja de Trick-or-Treat (Travessuras ou Guloseimas) através dos restaurantes McDonald's nos EUA, nos auxiliarão alcançar uma geração totalmente nova de crianças, cujos pais deram suporte à UNICEF quando ainda eram crianças", disse ela. Bellamy observou também que a RMHC ofereceu uma doação de US$5 milhões para a UNICEF para combater o Tétano Neonatal e Maternal em 57 países prioritários. "Apreciamos o suporte contínuo do McDonald's e da RMHC", disse ela.

Na Sessão Especial das Nações Unidas sobre Crianças em maio de 2002, o Secretário Geral convidou o setor privado a se envolver mais nos esforços das Nações Unidas, na promoção e sustentabilidade da sobrevivência da criança e nos direitos das crianças. A iniciativa do Dia Mundial das Crianças do McDonald's representa uma resposta a esta chamada.

"Seja qual for o nosso papel em vida, não existe nada que nos una e motive com maior intensidade do que o bem estar das crianças", disse o Sr. Annan. "As crianças representam o nosso futuro. Apenas através do investimento nelas e em seu bem estar, podemos ter a esperança de construir um mundo mais saudável, próspero e pacífico que todos almejamos... Parcerias no setor público têm a capacidade de auxiliar as crianças de muitas maneiras".

Os escritórios da UNICEF trabalharão diretamente com os restaurantes McDonald's nos países participantes para angariar fundos e para a conscientização das causas das crianças.

  Exemplos:

  -- Durante o próximo mês de outubro os restaurantes McDonald's nos Estados
     Unidos distribuirão 20 milhões das tradicionais caixas cor-de-laranja 
     da coleção "Trick-or-Treat for UNICEF" (Travessuras ou Guloseimas para 
     a UNICEF) - mais que duplicando o alcance do atual programa.

  -- Em Nova Zelândia, a UNICEF e a RMHC estão se associando numa nova 
     campanha publicitária em suporte ao Dia Mundial das Crianças. Jovens 
     selecionados através de um programa nos restaurantes McDonald's falarão 
     o que pensam sobre o que eles vêem como os mais importantes assuntos 
     relacionados com crianças.

  -- O McDonald's na China está implementando um programa de quatro semanas 
     com a UNICEF, que culmina no primeiro concerto online do país, 
     disponível exclusivamente para os participantes nos esforços de 
     angariação de fundos do Dia Mundial das Crianças. Com a compra de um 
     Big Mac no dia 20 de novembro, os clientes terão acesso ao concerto 
     através da Internet e uma parte das vendas será doada para a UNICEF.

  -- A UNICEF e os restaurantes McDonald's em Hong Kong estão iniciando o 
     "Love for Our Future with UNICEF" (Amor Pelo Nosso Futuro com a 
     UNICEF), um programa projetado para simbolizar o cuidado para a próxima 
     geração. Cartões postais especialmente projetados, onde as crianças 
     podem personalizar suas próprias mensagens, estarão disponíveis para 
     venda nos restaurantes McDonald's, com a renda indo para as obras 
     beneficentes.

O McDonald's (NYSE: MCD) é o comércio varejista líder mundial de serviços alimentícios, com mais de 30.000 restaurantes atendendo mais de 46 milhões de pessoas diariamente em 121 países. Aproximadamente 80 por cento dos restaurantes McDonald's nos EUA são de propriedade e operados por empresários locais independentes.

A Ronald McDonald House Charities (Obras de Beneficência da Ronaldo McDonald House), uma organização sem fins lucrativos 501(c)3, cria, encontra e suporta programas que aperfeiçoam diretamente a saúde e o bem estar das crianças através de sua rede de 171 Divisões Locais atualmente atuando em 44 países. Até a presente data, a RMHC tem concedido mais de US$320 milhões em doações para auxiliar as causas cruciais de crianças em áreas como imunização, educação, cirurgias que mudam a vida das crianças, prevenção do abuso em crianças e auxílio para crianças com desafios mentais e físicos. A RMHC suporta também as Ronald McDonald Houses, Ronald McDonald Care Mobiles e outros esforços comunitários para crianças.

A UNICEF trabalha para salvar as vidas de crianças e edificar o futuro das crianças, imunizando-as contra doenças mortais; lutando contra HIV/SIDA e seu impacto em jovens; promovendo educação básica de qualidade para meninos e meninas em todos os lugares; protegendo todas as crianças da violência, abuso e exploração; e prestando suporte para programas de primeira infância, que promovem uma saúde melhor, boa nutrição e água pura para crianças nos primeiros anos cruciais de suas vidas. Fundada em 1946, a UNICEF trabalha agora em 161 países e territórios.

Para informações adicionais sobre o World Children's Day e os esforços comunitários locais e globais, visite o web site da mídia do McDonald's em http://www.media.mcdonalds.com/ .

AP Archive: http://photoarchive.ap.org
AP PhotoExpress Network: PRN1
PRN Photo Desk, 888-776-6555 ou 212-782-2840

Foto: NewsCom: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20020719/CGF001

http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/19990916/MCDLOGO

SOURCE: McDonald's Corporation

CONTATO: Kimberly Todd da Golin-Harris, +1-312-729-4295, Telefone
Celular, +1-312-375-5721, ou ktodd@golinharris.com , ou Joanne Jacobs do
McDonald's, +1-630-623-7943, Telefone Celular, +1-630-697-7346,
joanne.jacobs@mcd.com , ou Mitchie Topper da UNICEF, +1-212-303-7910,
mtopper@unicef.org