This is the Tagline, edited under "Misc Content"

A McDonald's® Anuncia Iniciativa Líder no Setor para os Clientes

As Informações Nutricionais Serão Acrescentadas à Embalagem dos Alimentosem um Formato Exclusivo e Simples

PR Newswire
CHICAGO
Oct 25, 2005

Como parte de um compromisso global cuja finalidade é promover um estilo de vida equilibrado e ativo, a McDonald's Corporation anunciou hoje uma abordagem inovadora para comunicar, ainda mais, as informações nutricionais aos seus clientes do mundo todo. As informações nutricionais agora serão exibidas na maioria das embalagens de produtos da McDonald's utilizando um formato de fácil compreensão com ícones e gráfico de barras. Esta etapa, a primeira realizada pelo setor de restaurantes tipo fast-food, é a mais recente iniciativa de transparência no recorde de 30 anos da empresa em fornecer informações nutricionais para ajudar aos clientes fazerem suas escolhas com base em informações.

A nova embalagem será implementada a partir do primeiro semestre de 2006 nos restaurantes localizados na América do Norte, Europa, Ásia e América Latina. No momento, a McDonald's está trabalhando com os seus fornecedores de embalagens para aumentar a produção com a finalidade de atender à demanda deste novo programa mundial de embalagem. Até o final de 2006, a McDonald's planeja em ter as informações nutricionais apresentadas nas embalagens de mais de 20.000 de seus restaurantes. Os restaurantes remanescentes implementarão as informações nutricionais nas embalagens à medida que se tornarem relevantes em nível local e possíveis do ponto de vista comercial. A primeira vez que a nova embalagem será apresentada nos restaurantes McDonald's será nos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em fevereiro em Torino, Itália.

"Os clientes estão indo aos restaurantes McDonald's em números recordes, e nós aceitamos com muita seriedade a confiança que eles depositam em nossa marca. É por isso que desejamos que os nossos clientes recebam informações nutricionais fáceis de serem compreendidas sobre a nossa saborosa comida e ampla variedade de opções no cardápio. Estamos dispondo as informações que os clientes precisam literalmente em suas mãos", declarou Jim Skinner, CEO da McDonald's. "Esta iniciativa facilita mais do que nunca compreender a qualidade incorporada aos nossos alimentos. Acreditamos que quanto mais informações as pessoas tiverem, mais elas gostarão do que vêem nos restaurantes McDonald's".

O novo formato

O novo formato transforma as informações científicas em uma apresentação simples do valor nutricional de um produto para o cliente e como este valor se relaciona às recomendações nutricionais diárias utilizando gráficos de barras e ícones. Os ícones representam os cinco elementos que os especialistas concordam serem os mais relevantes para o cliente compreender a nutrição: calorias, proteínas, gorduras, carboidratos e sódio. Informações adicionais serão colocadas nos sites da McDonald's, como também nos materiais informativos dos restaurantes, com a finalidade de familiarizar os clientes com este novo formato e como os clientes podem aplicá-lo ao seu cotidiano.

"Não há nada mais importante para a McDonald's do que adquirir a confiança e a lealdade dos clientes do mundo todo. Ouvimos aos nossos clientes e, por isso, sabemos como a transparência é importante, ou seja, o que esta iniciativa significa", disse Mike Roberts, presidente e COO da McDonald's. "Ao adicionarmos as informações nutricionais às nossas embalagens, ajudaremos aos nossos clientes satisfazer suas respectivas preferências individuais de gosto e requerimentos nutricionais, bem como escolher tamanhos de porções e alimentos de qualidade nos nossos cardápios".

Opinião do cliente

A opinião do cliente nos levou à decisão de implementar este programa em um espectro mais amplo. Com base em pesquisas, desenvolveu-se e testou-se conceitos em centenas de restaurantes McDonald's espalhados pelo mundo todo. Os resultados dos testes realizados na Colômbia, Hong Kong, Escócia, Shangai, Espanha e nos EUA indicaram que os clientes gostaram da abordagem. Os clientes confirmaram que os ícones e os gráficos de barras da McDonald's comunicaram as informações nutricionais de maneira rápida e simples.

Orientação de terceiros

Além dos testes realizados com os consumidores, esta iniciativa foi orientada pelas opiniões fornecidas por especialistas externos do mundo todo, incluindo oficiais de governos, pesquisadores acadêmicos e autoridades do setor de saúde e nutrição. Além disso, a McDonald's consultou o Grupo Diretivo de Nutricionistas da Europa (European Nutritionists Steering Group), formado por profissionais da área de nutrição provenientes dos maiores mercados europeus da McDonald's, e o Conselho de Assessoria Global da McDonald's (GAC - Global Advisory Council) sobre Estilos de Vida Equilibrados e Ativos, um grupo de assessores independentes das áreas de nutrição, saúde pública e fitness.

Comentários dos terceiros

O Dr. Louis Sullivan, ex-Ministro da Saúde e Serviços Humanos dos EUA, presidente emérito da Morehouse School of Medicine e um membro do GAC da McDonald's, declarou, "Por muito tempo a McDonald's vem desempenhando um papel de liderança no fornecimento de informações nutricionais. No início dos anos 90, quando o nosso governo introduziu o novo rótulo sobre nutrição para produtos embalados nos EUA, eu fiquei impressionado com a maneira como a McDonald's ajudou aos consumidores se familiarizarem com estas novas informações. Utilizando as prateleiras de bandejas de seus restaurantes, a McDonald's alcançou milhões de pessoas visando educá-las com relação aos novos rótulos. E agora a McDonald's desempenha da mesma maneira. A abordagem criativa da empresa é segura do ponto de vista científico e comunica informações complexas de maneira objetiva e acessível".

O Dr. Paul Gately, professor catedrático de exercícios físicos e obesidade na Leeds Metropolitan University do Reino Unido e também um membro do GAC da McDonald's, disse, "Como um profissional do setor da saúde, recebo esta ferramenta útil e a utilizarei em nosso trabalho realizado com famílias. Nosso objetivo é auxiliar as famílias com as informações geralmente confusas e ajudá-las a terem poder para levarem um estilo de vida equilibrado e ativo. Este novo formato é objetivo e compreensível e posso ver o seu potencial além da McDonald's. Espero que outras empresas dos setores de restaurante e alimentos sigam esta iniciativa".

Nota sobre a implementação

A McDonald's continuará a trabalhar com cientistas, oficiais-chave de governos e especialistas externos com a finalidade de garantir que as novas informações nutricionais atendam às diretrizes locais e sejam adequadamente adaptadas para fins de relevância local. Por exemplo, nos EUA e no Canadá, o painel oficial de informações nutricionais que foi apresentado em alimentos embalados por diversos anos também será exibido na embalagem da McDonald's juntamente com os ícones e o gráfico de barras. Além disso, a McDonald's da Europa será a primeira do setor de restaurante a incluir os valores pan- europeus de referência nutricional, denominados Diretrizes de Quantidades Diárias (GDAs - Guideline Daily Amounts), como parte do seu programa de informações nutricionais para adultos e crianças.

Quando implementado, a maioria das embalagens da McDonald's incluirá informações nutricionais, com algumas poucas exceções. Por exemplo, as embalagens utilizadas em promoções de curto prazo e em papéis de embrulho e contêineres utilizados para múltiplos produtos não podem exibir as informações nutricionais específicas do respectivo produto. Nestes casos, os clientes serão encaminhados ao site da McDonald's ou aos materiais informativos afixados nos restaurantes para obter as informações nutricionais que necessitam.

Os restaurantes localizados na Austrália e no Brasil já fornecem uma forma de informações nutricionais na embalagem de seus respectivos produtos. Os 13.000 restaurantes McDonald's nos EUA também apresentam as informações nutricionais nas caixas e sacolas dos alimentos Happy Meal®.

McDonald's

A McDonald's é o comércio varejista líder mundial de serviços alimentícios, com mais de 30.000 restaurantes locais servindo alimentos de qualidade a mais de 50 milhões de pessoas diariamente em mais de 100 países. Cerca de 70% dos restaurantes McDonald's do mundo todo são de propriedade e operados por empresários locais independentes.

NOTA AOS EDITORES: Visite o site
http://www.mcdepk.com/worldwidenutrition para obter mais informações.

Foto: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/19990916/MCDLOGO
AP Archive: http://photoarchive.ap.org/
PRN Photo Desk, photodesk@prnewswire.com

SOURCE: McDonald's Corporation

CONTATO: Lisa Howard da McDonald's Corporation, +1-630-623-5044
lisa.howard@mcd.com; ou Katie Scrivano da Burson-Marsteller para a McDonald's
Corporation, +1-312-596-3646, katie_scrivano@chi.bm.com